Coordenação
Profa. Welma Sousa Silva Carneiro
Prof. Érico Luiz Hoshiba Takahashi
Colaboradora: Profa. Sarah Ragonha de Oliveira - Instituto Federal o Amazonas - IFAM
Introdução
Como contextualizar o ensino da genética tradicional a temas atuais? Devido à importância desse tema para a ampliação do saber científico, a popularização desses conceitos deveria ocorrer em todos os níveis de ensino. Entretanto, o ensino contextualizado de genética é um desafio, utilizar diferentes modalidades didáticas se apresenta como uma maneira eficaz de superá-lo.
Objetivo
Elaborar e executar atividades didáticas que auxiliam a aplicação dos conceitos em genética ao cotidiano dos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amazonas - IFAM.
Metodologia
Com auxílio de material de bibliográfico, planejamos atividades que foram divididas em três encontros. Cada atividade apresentou uma temática, contemplando os assuntos de forma cognitiva.
Conceitos em Genética Mendeliana
Atividade 1- Tipagem sanguínea: um teste muito simples e que representa muito bem o conceito de codominância alélica é o do tipo sanguíneo e fator Rh. O teste de tipagem sanguínea foi realizado com os alunos de 1º e 3º anos que apresentaram autorização assinada pelos pais.
Conceitos em Genética Molecular
Atividade 2- Visualização do núcleo de células vegetais e animais: Um assunto que desperta muita atenção dos estudantes é a visualização de estruturas celulares ao microscópio ótico. Demonstramos onde a molécula que transmite a informação genética, o DNA, está armazenada a partir da visualização do núcleo celular em células vegetais de cebola, tecidos animais e células epiteliais de esfregaço bucal.
Conceitos em Engenharia Genética
Atividade 3- Visita guiada ao laboratório de Biologia Molecular do ICET: Demonstração das técnicas biotecnológicas do DNA, apresentando os principais equipamentos utilizados para manipulação e visualização do DNA. Como proposta didática para o ensino dessas técnicas, foram realizadas simulações de testes de paternidade e de medicina forense.
Resultados
Em média, 50 alunos participaram de cada atividade executada. Pelo envolvimento nas atividades práticas, de fixação e nas discussões. Também pela avaliação das professoras responsáveis pelas turmas e relatos em áudio coletados, foi possível verificar que os estudantes secundaristas do IFAM participantes conseguiram estabelecer uma relação teórico-prática dos conceitos em genética com as notícias de ampla divulgação.
Considerações Finais
Esperamos que ações como esta possam ser reproduzidas, servindo de estímulo para estudantes das diferentes áreas, licenciandos e professores buscarem a apropriação dos saberes para alfabetização científica.